44 3225-8849 / 44 99104-4011
10/09/2020

Setembro Amarelo chama atenção para cuidados com a saúde mental

Cinque Terre

Centro de Inovação Sesi Longevidade e Produtividade oferece Canal de Apoio a trabalhadores da indústria e dá sugestões de como manter a mente saudável

Se antes da pandemia, a campanha Setembro Amarelo já tinha uma importância enorme, em tempos de COVID-19, conscientizar a população sobre cuidados com a saúde mental se torna ainda mais urgente. “O Setembro Amarelo é uma oportunidade para escolas, empresas e outros espaços comunitários falarem e agirem em prol da saúde mental e da valorização da vida. Para reforçar o nosso papel junto ao setor industrial, o Centro de Inovação Sesi Longevidade e Produtividade oferece atendimento a trabalhadores da indústria, por meio do Canal de Apoio à Saúde Mental. O canal foi criado em abril para oferecer acolhimento a este público durante a pandemia”, informa Karin Odette Bruckheimer, coordenadora de ações estratégicas do Sistema Fiep.

De acordo com um estudo da Fiocruz, estima-se que entre um terço e metade da população exposta a uma epidemia pode vir a sofrer alguma manifestação psicopatológica, caso não seja feita nenhuma intervenção com cuidados específicos. Entre os sintomas mais frequentes, identificados pela equipe do CIS, estão exaustão, irritação, medo, ansiedade e estresse. Formado por psicólogos e assistentes sociais com experiência em atendimento ao público, o grupo também tem acompanhado a evolução dos sentimentos relatados pelos profissionais que estão procurando o serviço ao longo das últimas semanas. Além de colocar o Canal de Apoio à Saúde Mental à disposição dos trabalhadores, a equipe do CIS Longevidade e Produtividade listou outras oito dicas que podem ajudar a cuidar da saúde mental:
 

  1. Gratidão: faça um checklist de tudo que você tem na sua vida e o que te faz bem. A gratidão e a celebração da vida afetam seu cérebro e atuam como um antidepressivo, aumentando o neurotransmissor dopamina. Uma sugestão é escrever em pequenas tiras de papel os sentimentos bons e aqueles não tão bons presentes na sua vida, colocando-os semanalmente em dois potes de vidro. Todo domingo, releia-os e atualize-os.
     
  2. Pequenas atitudes que fazem a diferença: tome algumas pequenas decisões, como, por exemplo, arrumar a garagem, organizar o guarda roupa, separar aquelas roupas que você não usa há mais de ano. Inicie um curso online gratuito, mas desafie-se a dedicar tempo, atenção até sua complitude.
     
  3. Contato com amigos e familiares: retome contato com as pessoas. Entendemos que o distanciamento social não significa isolamento social ou solidão, mas apenas mudou a forma de contato. Faça contato com amigos e familiares, mesmo que virtual. E, mais importante: esteja presente de fato nas relações, se o outro sentir que você o está escutando e se importando com ele, provavelmente se sentirá acolhido, amado e aceito.
     
  4. Utilização de técnicas de relaxamento: O mindfulness e a Yoga são práticas para o desenvolvimento da atenção plena, auxiliando no controle do estresse e promovendo a consciência corporal, consequentemente o equilíbrio corpo e mente.
     
  5. Sono de qualidade: para isso, é preciso fazer uma higiene do sono, sem utilização de telas pelo menos uma hora antes de dormir, além de ir se acalmando, diminuindo o ritmo e escurecendo bem o quarto, o que auxilia a liberação de melatonina, para então se preparar para dormir. Uma noite bem dormida é de extrema importância para a saúde, pois é quando produzimos diversos hormônios fundamentais para nosso organismo e retemos novos aprendizados em nossa memória, por exemplo.
     
  6. Alimentação saudável: fortalece o sistema imunológico, ainda mais importante nesse momento. Além disso, é importante fazer o controle de doenças crônicas, realizando sempre seus exames em dia.
     

Como funciona o atendimento do CIS
Disponível desde abril, o Canal de Apoio à Saúde Mental é voltado exclusivamente a trabalhadores das indústrias do Paraná e funciona da seguinte forma: primeiro, o profissional faz contato pelo Whatsapp e responde a algumas perguntas sobre seus sentimentos, por meio de um sistema automático; depois, um dos atendentes da equipe entra em contato com o profissional e inicia a conversa; o atendimento pode ser feito em duas ou até três ligações. Todas as informações fornecidas ao longo das etapas que compõem o procedimento são confidenciais. O Canal de Apoio, entretanto, tem como objetivo prestar acolhimento, não substituindo atendimento psicológico e psiquiátrico, que devem ser procurados caso haja indicativos de depressão, ansiedade ou outras doenças psiquiátricas.

O que é o CIS Longevidade e Produtividade
O Centro de Inovação Sesi Longevidade e Produtividade é um dos vários serviços oferecidos pelo Sistema Fiep por meio do Sesi para a indústria. Tem o objetivo de realizar estudos, pesquisas e desenvolver produtos e serviços para a indústria nacional, relacionados às mudanças que estão ocorrendo no perfil demográfico da população brasileira e suas consequências na força de trabalho. Desta forma, o papel do CIS Longevidade e Produtividade é auxiliar empresas a enfrentar esse desafio por meio das consultorias, que são customizadas para o atendimento da indústria.

Fonte: Agência Fiep

Singramar
44 3225-8849 / 44 99104-4011
[email protected]
Av. João Paulino Vieira Filho, 672 - Zona 7 - Sala 601
CEP: 87020-015
Maringá / PR
© 2017 Singramar - Todos os direitos reservados