O Programa Nacional de Apoio às Microempresas e Empresas de Pequeno Porte (Pronampe), criado pelo Governo Federal para desenvolver e fortalecer os pequenos negócios no momento de crise econômica, com o objetivo de financiamento das atividades empresariais. O objetivo é o financiamento das atividades empresariais.
A linha poderá ser operada por bancos públicos e privados, cooperativas de crédito e fintechs que aderirem ao programa. A linha deve estar operacional nos próximos dias, consulte o banco de seu relacionamento apresentando interesse no recurso.
As empresas que contratarem o recurso devem manter o total de empregados em número igual, ou superior, no período entre a data de contratação da linha e o 60º (sexagésimo) dia após o recebimento da última parcela da linha de crédito.
As instituições financeiras participantes do Pronampe operarão com recursos próprios e poderão contar com garantia a ser prestada pelo FGO, limitada a 85% (oitenta e cinco por cento) do valor de cada operação garantida.