44 3225-8849 / 44 99104-4011
22/10/2020

Economia criativa dispara durante a pandemia e novos negócios abrem oportunidades para a indústria gráfica

Cinque Terre

Com o crescimento das micro e pequenas empresas de refeições, alimentos e bebidas artesanais, a embalagem se tornou protagonista e as etiquetas e rótulos ganharam destaque, promovendo inovações no setor. 

O ano de 2020 tem sido marcado pela reinvenção e a economia criativa ganha força em vários segmentos, gerando oportunidades para a indústria gráfica. Com a pandemia da Covid-19, as pessoas passaram a realizar mais compras online, resultando em um grande crescimento do e-commerce. O isolamento social também ocasionou um aumento significativo de pedidos por delivery, principalmente de alimentos e bebidas. Consequentemente, houve um incremento na utilização de embalagens, tanto para os produtos como para as entregas, refletindo diretamente no segmento de rótulos e etiquetas.

De acordo com a Abigraf (Associação Brasileira da Indústria Gráfica), o setor de embalagens representa 50% do mercado gráfico, o editorial corresponde a 20% e o promocional, 10%. "O segmento de etiquetas e rótulos tem 5% de participação, mas deve alcançar rapidamente 10%, sendo expressivo o crescimento do consumo de papéis adesivos. Estamos otimistas para os próximos meses e acreditamos em uma retomada da indústria gráfica como um todo, a partir do início de 2021", afirma o presidente da Abigraf, Levi Ceregato.

Economia criativa
Especialista em Inteligência de Mídia e Comportamento do Consumidor, Eliane El Badouy Cecchettini acredita que essa realidade é uma grande oportunidade para as gráficas planas. "A pandemia acelerou tendências que esperávamos, de uma maneira mais intensa, para o período de 5 a 10 anos. Vemos os empresários apostando no e-commerce para garantir vendas e a embalagem sendo a grande protagonista. É uma reconfiguração dos negócios, a fusão entre o físico e o digital, uma construção de novas formas de organizações econômicas e sociais muito mais inclusivas."

Para Eliane, a economia criativa deve otimizar o crescimento do mercado brasileiro. "O Banco Mundial estima que esse setor responda por 7% do PIB (Produto Interno Bruto) mundial. Trazendo isso para o universo da América Latina, movimenta em torno de US$ 174 bilhões, contribui para a geração de mais de 20 milhões de empregos. Não faltam cases que nos servem de inspiração nesse momento. As comidas e bebidas artesanais, por exemplo, demandam uma criatividade muito grande para rótulos específicos e diferenciados, abrindo um importante espaço para as gráficas", declara a especialista.

Renato Rafael, gerente regional de Produtos da Avery Dennison, líder global na fabricação de autoadesivos, destaca que as gráficas planas têm como diferencial a maior proximidade com o microempresário, permitindo um atendimento mais personalizado e eficiente. "Acreditamos que as gráficas planas podem ajudar as micro e pequenas empresas, pois muitas estão no momento de definir como será a identidade da sua marca e a rotulagem dos seus produtos. Por isso, é importante adotar o modelo de venda consultiva, oferecendo todo o suporte para atender as necessidades desse novo empreendedor."

Pesquisa do setor gráfico
O perfil da indústria gráfica é bastante concentrado em micro e pequenas empresas. A região Sudeste reúne cerca de 50% dos negócios e quase 60% de toda mão-de-obra do setor. Uma pesquisa recente da Abigraf aponta que 40% das gráficas vendem pela internet, mostrando que a pandemia abriu uma área importantíssima de atuação, inclusive pelas redes sociais. O estudo ainda revela que 21% das gráficas passaram a atuar em outro segmento, durante a pandemia, e começaram a vender produtos não comercializados anteriormente, como embalagens, rótulos, etiquetas, sinalizações, comunicação visual e decoração.

Sobre a Avery Dennison
Avery Dennison (NTSE: AVY) é uma empresa global de ciência em materiais, especializada no design e produção de uma grande variedade de materiais para rotulagem e funcionais. Os produtos da empresa são usados por grande parte das indústrias e incluem materiais autoadesivos, sensíveis à pressão, para rotulagem e aplicações para comunicação visual; fitas e outras soluções para aplicações industriais, médicas e varejo; etiquetas, rótulos e adereços para vestuário; além de soluções de identificação radiofrequência (RFID) para mercado de moda e outros. Com sede em Glendale, Califórnia, a empresa emprega aproximadamente 30.000 funcionários em mais de 50 países. As vendas reportadas em 2019 foram de 7,1 bilhões de dólares americanos. Saiba mais em www.averydennison.com. 

Fonte: Segs

Singramar
44 3225-8849 / 44 99104-4011
[email protected]
Av. João Paulino Vieira Filho, 672 - Zona 7 - Sala 601
CEP: 87020-015
Maringá / PR
© 2017 Singramar - Todos os direitos reservados