Competição reúne modalidades que vão da produção de joias à criação de universos digitais em 3D, refletindo as novas demandas da indústria criativa
Responsável por unir estética e funcionalidade, o setor de Criatividade e Design ganha cada vez mais relevância na indústria e nos serviços. A demanda por profissionais qualificados cresce à medida que novas tecnologias transformam a forma de criar, comunicar e produzir.
Na WorldSkills Brasil 2025, jovens demonstram, na prática, como a combinação entre técnica e criatividade produz soluções inovadoras em diferentes áreas do setor. Realizada pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI), a maior competição de educação profissional do país reunirá competidores de 17 a 24 anos. Os vencedores da etapa nacional integrarão a delegação brasileira que disputará a edição mundial, em 2026, em Xangai, na China.
A disputa envolve quatro ocupações em Criatividade e Design.
A maior competição de educação profissional do país reúne estudantes de cursos técnicos e profissionalizantes de todo o Brasil, na preparação para a etapa internacional, que será realizada em 2026, na China.
A disputa começou com as provas online, que aconteceram entre os dias 25 e 29 de agosto. Depois, seguem as etapas presenciais em três estados brasileiros:?
Ao todo, os jovens competem em 46 ocupações e os vencedores integrarão a delegação brasileira que representará o país na etapa mundial da WorldSkills, na China. Atualmente, a competição reúne 89 países, e o Brasil figura entre os 3 primeiros no ranking mundial, considerando as últimas quatro edições.?
Referência nacional em educação profissional e inovação tecnológica, o SENAI já qualificou mais de 92 milhões de trabalhadores desde a fundação, em 1942. Presente em todos os estados brasileiros, a instituição oferece cursos técnicos, de aprendizagem, graduação, pós-graduação e soluções em tecnologia para a indústria. Com mais de 3,1 milhões de matrículas anuais e uma rede de 1.024 unidades escolares, o SENAI consolida-se como um dos principais pilares do desenvolvimento industrial e da capacitação profissional no Brasil.
Fonte: Portal da Indústria