44 3225-8849 / 44 99104-4011
24/03/2020

Coronavírus afeta indústria gráfica no Brasil e no mundo

Cinque Terre

Eventos adiados e dificuldade na importação de insumos são alguns dos sintomas da crise

Empresários do ramo gráfico já vinham sentindo os sintomas do Coronavírus desde o início de fevereiro, com a alta do dólar e a dificuldade na importação de insumos, principalmente aqueles vindos da China. No setor de Comunicação Visual, por exemplo, há empresas que relatam queda de até 10% no faturamento pela falta de matéria prima. Nesta sexta-feira, a crise se confirma mais uma vez com o adiamento de uma das principais feiras do mercado gráfico brasileiro, a Fespa Digital Printing, que aconteceria na próxima semana em São Paulo, e das duas principais feiras gráficas do mundo, a Interpack e a Drupa, que aconteceriam em Düsseldorf, na Alemanha, em maio e junho, respectivamente.

Os organizadores das três feiras enviaram notas lamentando o adiamento dos eventos e justificando as decisões para preservar a saúde de visitantes, expositores e colaboradores. A Associação Brasileira da Indústria Gráfica apoia integralmente as decisões dos organizadores das feiras. A ABIGRAF informa que a participação da entidade na Fespa Digital Printing está mantida e que assim que a nova data for definida, informará seus associados e parceiros. A entidade também colaborava na organização de caravanas à Drupa e está trabalhando para ajudar seus associados no cancelamento das viagens.

Segundo o presidente da seccional São Paulo da ABIGRAF, Sidney Anversa Victor, “a indústria gráfica já vinha com problemas desde 2013 e a crise se agrava com o Coronavírus, por isso mesmo é hora de continuarmos trabalhando duro porque quando a tempestade passar, bons ventos vão trazer de volta o crescimento que se desenhava no final do ano passado e início de 2020”. Por usa vez, o presidente da ABIGRAF Nacional, Levi Ceregato, informa que a entidade está reavaliando o seu calendário de eventos para preservar a integridade de seus associados e colaboradores. “Além disso, esperamos do governo brasileiro as medidas necessárias para conter o avanço dessa crise da melhor maneira possível. Com união e responsabilidade, vamos superar mais esse problema”, afirmou.

Fonte: Abigraf

Singramar
44 3225-8849 / 44 99104-4011
[email protected]
Av. João Paulino Vieira Filho, 672 - Zona 7 - Sala 601
CEP: 87020-015
Maringá / PR
© 2017 Singramar - Todos os direitos reservados