Quando as indústrias estão associadas, elas têm mais força e poder de mobilização. Os sindicatos que são associados à Fiep levam às indústrias de suas bases uma série de benefícios que fortalecem a representatividade do setor industrial, como:
O sindicato patronal de sua categoria identifica as dificuldades enfrentadas pelos empresários, elabora propostas para melhorar o ambiente de negócios e lidera a ação política junto ao Poder Público para aprovação dessas propostas, em conjunto com a Fiep, a CNI e as Associações Setoriais.
É o sindicato empresarial que negocia com o sindicato de trabalhadores a convenção coletiva de trabalho. Com base em dados do setor e na percepção dos empresários, ele busca assegurar o equilíbrio nas relações de trabalho.
A negociação coletiva é uma das formas de autocomposição dos conflitos trabalhistas. É expressão do princípio da autonomia coletiva da vontade e da liberdade sindical, dela pode emergir a convenção e/ou acordos coletivos de trabalho, a teor do art. 611 da Consolidação das Leis do Trabalho (CLT).
Saiba mais no link:
http://www.fiepr.org.br/contribuicaosindical/FreeComponent10911content332741.shtml